MCTI/Finep lança novo Edital para inovação em Inteligência Artificial no País

23/03/2022

O Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), lançou um edital para selecionar projetos de inovação de Inteligência Artificial (IA) em startups, nas linhas temáticas: Agro, Saúde, Indústria, Cidades Inteligentes e Turismo. Ao todo serão R$ 80 milhões em recursos de subvenção econômica, que não precisam ser devolvidos ao Governo Federal.

O recurso será concedido por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP/MCTI), empresa pública vinculada ao ministério. O dinheiro é oriundo do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Serão distribuídos R$ 20 milhões para cada área temática do Edital.

O lançamento será realizado na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, o presidente da FINEP/MCTI, Waldemar Barroso, o presidente da Associação, Dorival Balbino, o presidente do Supera Parque, Sandro Scarpelini e demais autoridades.

“O Brasil tem muitas empresas, startups, trabalhando em inteligência artificial. Nós temos no ministério uma série de incentivos a essas empresas, editais como este e encomendas para o desenvolvimento dessas tecnologias com segurança para a população e com a missão de criar conhecimento, gerar riquezas e melhorar a qualidade de vida dos brasileiros”, reforça o ministro.

Podem participar empresas brasileiras, individualmente ou em conjunto com outras empresas nacionais. O objetivo é promover a parceria entre startups, empresas e demais instituições para desenvolvimento tecnológico em Inteligência Artificial. O prazo de execução do projeto deverá ser de até três anos, prorrogável, justificadamente, a critério da FINEP/MCTI. As inscrições seguem até junho de 2022 no portal da Finep.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial é a tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseado em grandes volumes de informação. Seu funcionamento alicerça-se em outras tecnologias como Machine Learning, que consiste no reconhecimento de padrões a partir da análise de grandes conjuntos de dados, permitindo a construção de resultados de forma autônoma a partir desse aprendizado, mesmo sem estar formalmente programado para este fim; Deep Learning, um subconjunto de Machine Learning que consiste no uso de algoritmos complexos para estruturação hierárquica de dados não lineares utilizando técnicas de redes neurais; Big Data Analytics, que consiste na análise de grandes bases de dados construindo análises descritivas ou preditivas; Processamento de Linguagem Natural, a qual envolve um mix de todas as tecnologias anteriores permitindo que agentes autônomos sejam capazes de receber e processar comandos e informações em linguagem natural; e Visão Computacional, que é a capacidade de reconhecer padrões visuais e de automatizar tarefas com base na detecção de imagens, objetos, pessoas ou quaisquer dados multidimensionais.

Fonte: Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações

por Categoria: Financiamento Finep