Finep publica novos editais de subvenção econômica

04/08/2022

A Finep, empresa pública federal vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o Ministério da Economia (ME) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) apresentaram, no dia 02 de agosto de 2022, a chamada pública Soluções de IA Poder Público – Rodada 1, com a disponibilidade de R$ 36 milhões para apoiar 12 desafios tecnológicos de três entidades públicas: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As propostas devem ser submetidas por startups, e serão apoiados os melhores projetos apresentados para cada desafio tecnológico, tendo como requisito a geração de impactos positivos sobre a qualidade e o custo dos serviços públicos prestados. Os recursos de subvenção econômica (não reembolsáveis) são do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). As propostas em que haja a participação de Institutos de Ciência e Tecnologias como parceiros poderão ser mais bem avaliadas.

A Inteligência Artificial (IA) é a tecnologia que simula, por meio de algoritmos computacionais, mecanismos avançados de cognição e suporte à decisão baseados em grandes volumes de informação. Seu funcionamento alicerça-se em outras tecnologias, como machine Llearning, que consiste no reconhecimento de padrões a partir da análise de grandes conjuntos de dados, permitindo a construção de resultados de forma autônoma.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 12 de setembro. O resultado final será divulgado no dia 9 de dezembro. 

Junto a isso, foi publicado pela Finep e a Agência Espacial Brasileira (AEB), no dia 03 de agosto de 2022, o edital Veículo lançador de pequeno porte para lançamento de nano e/ou microssatélites, no valor de R$ 190 milhões, em recursos de subvenção econômica à inovação, para apoio ao desenvolvimento de veículos de pequeno porte para lançamento de nano e/ou microssatélites.

Empresas de todos os portes de qualquer região do Brasil poderão enviar propostas a partir do dia 3 de agosto, até 26 de setembro. Serão aceitas propostas com a participação de, no mínimo, quatro empresas, além de parceria com ICT´s.

A expectativa é que sejam desenvolvidos, ao menos, dois protótipos de veículos com capacidade de lançamento de, no mínimo, cinco quilos de carga-útil na órbita equatorial, com a realização das operações de lançamento a partir do território nacional. Hoje, apenas 13 países no mundo dominam essa tecnologia.

O FI Group pode te ajudar a alcançar resultados pela inovação! Para submeter seu projeto o quanto antes, entre em contato com um de nossos especialistas.

Fonte: Finep

por Categoria: Financiamento Finep