MCTI lança 2ª etapa do Programa Centelha

31/08/2020

Primeira fase da iniciativa captou mais de 15 mil ideias inovadoras desde 2019

Com o objetivo de incentivar a cultura empreendedora em todo o país e apoiar novas ideias, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lança nesta segunda-feira (31) a 2ª edição do Programa Nacional de Apoio à Geração de Empreendimentos Inovadores – Programa Centelha. O ministro Marcos Pontes participa da cerimônia, em Brasília, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do MCTI. Após o evento, o ministro Marcos Pontes concederá uma entrevista coletiva aos jornalistas.

Na nova etapa, estão previstos investimentos de R$ 105 milhões. A expectativa é apoiar a capacitação de 50 mil empreendedores, a criação de 1.350 novas startups e a promoção da cultura empreendedora em 26 Estados e no Distrito Federal. De acordo com o cronograma estabelecido, os parceiros estaduais devem lançar os editais de seleção do programa no segundo semestre de 2021, visando à captação de ideias inovadoras dos empreendedores.

Segundo o secretário de Empreendedorismo e Inovação do ministério, Paulo Alvim, o programa é um dos maiores do mundo pela quantidade de ideias recebidas e a criação de oportunidades. “O Centelha é um dos maiores programas de incentivo ao empreendedorismo inovador do mundo, não apenas pelo grande número de ideias inovadoras que nós já recebemos – mais de 15 mil – mas pelas transformações que o programa promove nas pessoas, nos espaços, no ecossistema como um todo. É uma política pública que muda perspectivas, cria oportunidades – e isso vai ser ainda mais relevante agora na segunda edição porque estaremos vivendo o momento pós-pandemia”, afirma.

Editais

No evento desta segunda-feira serão divulgados dois editais do programa: uma carta-convite da Finep/MCTI voltada para a seleção pública dos parceiros estaduais do programa e um edital de chamamento público do MCTI voltado para a seleção de uma Organização da Sociedade Civil para colaborar com o ministério na execução do projeto.

Histórico

Parceria do MCTI com as vinculadas Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além do Conselho Nacional das fundações Estaduais de Apoio à Pesquisa (Confap), o Centelha já se configura como o maior programa de empreendedorismo inovador do país. Em sua primeira edição, com início em 2019, o Centelha atingiu a marca de 15,2 mil ideias inovadoras submetidas em 19 estados, envolvendo mais de 38 mil participantes em suas equipes. 

A grande maioria das ideias encontra-se em estágio inicial, sendo que mais de 7 mil estavam na fase da ideia inovadora e cerca de 3,5 mil em protótipo conceitual. O programa tem conseguindo captar ideias em áreas relevantes para o desenvolvimento nacional, com destaque paras as temáticas de Tecnologia Social, TI e Telecom, Automação industrial, Biotecnologia e Genética, Inteligência Artificial e Machine Learning, Internet das Coisas – IoT, Química e Novos Materiais. 

Fonte: MCTI

Newsletter